Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA CLAUDIANA DA SILVA CANELA

DATA: 22/03/2018
LOCAL: ILLA - Campus III - Sala 03

ENSINO DE LEITURA E ESCRITA A PARTIR DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

gênero textual; sequência didática; leitura e produção textual.

O presente trabalho de pesquisa objetivou investigar as contribuições do trabalho com a Sequência didática de gêneros para o desenvolvimento da leitura e da escrita dentro de uma abordagem do Interacionismo Sociodiscursivo. Tendo em vista esse objetivo, optamos trabalhar com a sequência didática do gênero conto, pois se trata de um gênero que faz parte currículo do 7º do Ensino Fundamental e também por acreditarmos que as narrativas são uma excelente forma de manifestação da linguagem. Através da leitura e produção de textos narrativos, os alunos podem expressar sua imaginação, narrando fatos e acontecimentos fictícios a partir da intertextualidade com estórias de uma realidade vivida, ouvida ou lida em suas experiências de letramento. Dessa forma, nossa proposta visa discutir a necessidade do ensino da leitura e da escrita através dos gêneros textuais, considerando a produção textual a partir de situações reais de uso da linguagem dentro de uma abordagem interacionista sociodiscursiva considerando os estudos de Bronckart, (2007) Dolz e Schneuwly, (2010); Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); dentre outros. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa-ação em uma turma do 7º ano de uma escola pública do município de Jacundá-PA. Com base nos estudos bibliográficos, elaboramos e aplicamos uma proposta de uma sequência didática, desenvolvida em 26 aulas, tendo como suporte norteador o modelo didático do gênero e a lista de constatação. O desenvolvimento desse projeto de intervenção possibilitou-nos constatar que a inserção do ensino de gênero por meio de sequência didática com base numa visão interacionista da linguagem contribui para o desenvolvimento das capacidades linguístico-discursivas dos alunos, proporcionando consequentemente, o aprimoramento da leitura e da escrita. Dessa forma, concluímos que as atividades dos módulos da sequência e as atividades de reescrita com base na lista de constatação e em intervenções individuais, contribuíram para que os alunos conseguissem produzir narrativas com características bem semelhantes às do gênero didatizado, no caso, do conto.

Interno - 1735412 - GILMAR BUENO SANTOS
Presidente - 882.856.343-53 - PAULO DA SILVA LIMA - UFMA