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Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANK DE SOUSA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANK DE SOUSA SANTOS
DATA: 22/03/2018
HORA: 10:30
LOCAL: ILLA - Campus III - Sala 03
TÍTULO:

CRENÇAS E ATITUDES LINGUÍSTICAS NO PROCESSO DE ENISNO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Crenças Linguísticas. Atitudes Linguísticas. Práticas Pedagógicas


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

As crenças e as atitudes linguísticas estão dentro do campo social dos falantes. Na escola não é diferente, pois tais comportamentos são mais comuns do que pensamos; estão presentes entre os alunos, a comunidade e até mesmo os professores. Segundo Calvat (2002: p. 65) “[..] existe todo um conjunto de atitudes, de sentimentos dos falantes com suas línguas, para com as variedades de línguas e para com aqueles que as utilizam” e, por isso, as aulas de Língua Portuguesa são tão recheadas de crenças e atitudes tradicionais do “falar certo” e “falar errado”, da “língua pura” e da “língua impura”, da “fala bonita” e da “fala feia”. Essas crenças e atitudes que perfazem o processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa precisam ser pesquisadas a fim de analisar a concepção sobre as variedades linguísticas que a comunidade escolar (interna e externa) possui. Para tanto, esta pesquisa-ação, de caráter qualitativo e exploratório, após uma revisão a cerca da literatura sobre a temática, coletará dados in loco para a veracidade dos resultados, realizando a aplicação de um questionário de 15 perguntas abertas para as famílias e os discentes do 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Evangelista, em Parauapebas/Pará. Após a análise desses dados, confrontados e articulados com os teóricos da área, serão desenvolvidas práticas pedagógicas nas mesmas turmas pesquisadas que visem o processo de compreensão, desmistificação e ressignificação das crenças e atitudes sobre as variedades linguísticas que permeiam o cotidiano social dos sujeitos de fala de Língua Portuguesa, neste caso dos próprios alunos. Por fim, serão postas as considerações finais as quais a pesquisa chegou com o intuito de provocar reflexão-ação-reflexão dos que se interessam pela temática.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1185073 - ELIANE PEREIRA MACHADO SOARES
Interno - 2190593 - GILSON PENALVA
Externo à Instituição - MARILUCIA BARROS DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 20/03/2018 18:04
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