Banca de DEFESA: ALIANE CORREA DE ALENCAR

DISCENTE: ALIANE CORREA DE ALENCAR
DATA: 22/03/2018
LOCAL: ILLA - Campus III - Sala 02

EPISTEMOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA: CANTOS DE MEMÓRIAS E ANCESTRALIDADES RACIAIS TECENDO DECOLONIALIDADE NO ENSINO

Língua Portuguesa; Práticas de ensino; Educação para Relações Étnico-raciais; Epistemologias Coloniais e Decoloniais

A análise das práticas educacionais tem sido apontada por pesquisadores com ênfase em currículo como uma das principais estratégias para refletir as relaçoes étnico-raciais que permeiam na Educaçao Básica.  Nesse contexto a relevância deste trabalho perpassa pela necessidade histórica de discussão, (des)construção e valorização étnico-racial, sobretudo, nas aulas de Língua Portuguesa. Ao pensarmos numa ação interventiva consideramos a Pesquisa-ação e Memória como suporte metodológico. Nesse sentido objetivamos mediar memórias produzidas pelos moradores da comunidade, promotora de ancestralidades e identidades para a educação das e nas relações ético-raciais, para uma educação decolonizada na escola nas turmas do 9º ano.  Assim como, buscamos refletir elementos estruturais da Educação e do ensino de Língua Portuguesa a partir de pressupostos epistêmicos que subsidiam prática de ensino.

Presidente - 2556176 - ANA CLEDINA RODRIGUES GOMES
Interno - 2190593 - GILSON PENALVA