Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: SEBASTIÃO GONÇALVES DIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SEBASTIÃO GONÇALVES DIAS
DATA: 22/03/2018
HORA: 16:30
LOCAL: ILLA - Campus III - Sala 02
TÍTULO:

O ENSINO DE LEITURA E LITERATURA COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO SOCIAL E CULTURAL NO  ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

LITERATURA-CULTURA-DIFERENÇA


PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

Este trabalho tem por intuito apresentar uma proposta de INVESTIGAÇÃO, INTERVENÇÃO E ANÁLISE sobre a importância da prática de leitura e do ensino de literatura e sua contribuição na formação social e cultural do sujeito-aluno na escola de ensino fundamental, elaborar e aplicar um projeto de intervenção sobre leitura e literatura com o intuito de discutir e analisar metodologias capazes de problematizar o lugar da cultura, da leitura e da literatura na escola, no currículo e na sala aula.

Discutir cultura e literatura no âmbito escolar, nos leva a refletir sobre alguns pontos relevantes a respeito do lugar social do outro, da pluralidade cultural e da diversidade cultural. Antes de mais nada, é preciso refletir estes assuntos sobre a luz de teóricos como; Home K. Bhabha, Antoaine Compagnom, Michel de Certeau, Marjorie Perlof, Franz Fanon, Walter Benjamim, Carlos Walter Porto Gonçalves,  José Guilherme dos Santos Fernandes,  Paulo Maués Corrêa, Antônio Candido, entre outros que discutem a diversidade cultural na pós-modernidade. O que entendo como cultura, pode não ser visto pelo outro que está além de uma imagem fronteiriça criada por, de certa forma imposta, por aqueles que acreditava ser detentores do conhecimento, criada por uma cultura colonialista, elitista. A barreira deve ser rompida, não há fronteiras na literatura, na cultura, na leitura, a fronteira existe apenas na mentes ainda não hibridizadas, fechadas em um conceito de identidade e cultura homogênea. O ensino de Literatura e a prática de leituras literárias no ensino público, de modo especial no ensino fundamental, tem recebido pouca relevância no Brasil, o que afeta consideravelmente o desempenho do aluno no ensino  médio, e até mesmo na universidade. outro ponto que ainda podemos considerar como mais um agravante é o de que somente nos anos finais do ensino médio dar si uma pequena  relevância para leitura e a Literatura, inserindo-a na grade curricular. nos anos anteriores (1º e 2º), assim como no ensino fundamental (6º ao 9º), a literatura apenas complementa a grade de Língua Portuguesa. Para formar cidadãos capazes de compreender os diferentes tipos de textos com as quais se defrontam é necessário organizar o trabalho educativo. É preciso que a escola lhes proporcione essa experiência, coloca-los em contato com a Literatura, com o universo literário, faze-lo perceber que há um outro mundo próximo dele que precisa ser explorado e confrontado com a realidade, reconhecer o seu espaço nos espaço descritos  nos livros, ou seja, o sujeito precisa encontrar-se com o mundo literário, esse é o primeiro passo na formação cultural e social de ser mais crítico e politizado. A contribuição da literatura na formação de cidadãos mais críticos e solidários é percebida num dado momento em vemos homens e mulheres identificando-se como sujeitos de sua própria história, constituindo-se autores de sua cultura, mesmo que muitas vezes influenciada pela cultura do outro. A leitura e a Literatura como recriação da realidade, torna-se instrumento de transformação à medida que começa a romper barreiras impostas pela cultura elitizada, canônica e passa a ser introduzida como elemento cotidiano do sujeito comum inserido nessa mesma sociedade. Espera-se que este, envolvendo-se com o mundo da Literatura, possa envolver-se com outros, cada dia mais, tornando assim uma pratica social comum no espaço comunitário. Concretizando assim, o proposto pelo projeto. O projeto consiste em pesquisar, discutir e analisar a formação cultural e literária do sujeito-aluno no decorrer do processo de ensino aprendizagem no ano final do ensino fundamental. Durante a pesquisação será elaborado um projeto de intervenção sobre cultura, leitura e literatura na escola de ensino fundamental Maria da Gloria Rodrigues Paixão em uma turma de 9º ano com jovens-adolescentes, aplicado em sala de aula com intuito de discutir metodologias, de promover o espaço da cultura, da leitura e literatura na escola, na sala de aula, e  até mesmo, nos currículos escolares. a ideia central, visa discutir e analisar sobre a importância desses elemento na escola, da importância da leitura e a literatura como objeto formador de mentes pensantes, críticas e acima de tudo, que respeite as diferenças. Que a cultura seja discutida na sala de aula, na escola, nos espaços pedagógicos. É preciso ver a escola como um lugar de diferenças, de culturas híbridas de gentes diferentes, romper com as barreiras do preconceito e ver a fronteira como um lugar de início, e não, apenas como um lugar de termino, de acabamento. A escola é, sem dúvida, um espaço multicultural, onde pessoas podem se ver como indivíduos, mas também como no coletivo,  onde as culturas se entrelaçam. Cada indivíduo, busca se colocar em um grupo social, se identificando por características que de certa forma o faz se sentir inserido naquele determinado grupo social ou comunidade. Toda cultura é hibrida, não há, por si só, uma cultura pura, homogênea feita de traços puramente únicos, toda cultura está no interstício, na fronteira, em um lugar onde as diferenças se fundem formando novas culturas e nova identidades


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1735412 - GILMAR BUENO SANTOS
Presidente - 2190593 - GILSON PENALVA
Externo ao Programa - 1168632 - PAOLA GIRALDO HERRERA
Notícia cadastrada em: 20/03/2018 18:22
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2024 - UNIFESSPA - sigaa-docker