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Banca de QUALIFICAÇÃO: ROGEANE SILVA MOURA FROIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROGEANE SILVA MOURA FROIS
DATA: 28/03/2018
HORA: 08:30
LOCAL: ILLA - Campus III - Sala 02
TÍTULO:

PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO GÊNERO CONTO: UMA PROPOSTA PARA FORMAÇÃO DE LEITORES 


PALAVRAS-CHAVES:

Leitura. Letramento Literário. Sequência Básica.


PÁGINAS: 52
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

Este trabalho busca apresentar uma proposta de intervenção pedagógica acerca das práticas de leitura literária, tendo como objeto o ensino do gênero textual literário conto. Assim, o objetivo dessa pesquisa consiste em discutir o ensino da literatura em uma perspectiva que leve em conta o letramento literário em consonância com as práticas de leitura no âmbito escolar, por meio de estratégias de leitura tendo como alvo contribuir com a formação do sujeito leitor. Dessa forma, serão abordadas questões relativas à leitura, literatura, letramento e estratégias de leitura, considerando os múltiplos valores que a literatura proporciona. Pois, para efetivar o letramento literário na escola, é necessário uma escolarização adequada da literatura, para isso é necessário que o professor abandone práticas de leitura por meio de textos fragmentados e descontextualizados e assuma uma nova postura que concretize a formação de um leitor ativo.  A metodologia do estudo tem por base a abordagem qualitativa e explicativa e os procedimentos são a pesquisa-ação e a Sequência Básica de Cosson (2016).  O campo de atuação é uma escola pública da rede municipal de ensino da cidade de Marabá/Pará e os sujeitos da pesquisa são alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II. Para tanto, fundamentam este trabalho Sreet (2014), Soares (2010), Kleiman (1995; 2016), Solé (1998), Cosson (2016; 2017), Zappone (2008), Candido (2011), Koch e Elias (2012). Nesta perspectiva, espera-se que a leitura literária promovida na sala de aula, planejada numa Sequência Básica, proporcione ao aluno o contato com obras literárias integrais e que ele se aproprie de ferramentas que o auxiliem nas leituras, contribuindo para o aprimoramento do sua competência leitora, para que o ato da leitura literária se efetive como prática cotidiana.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1647466 - SIMONE CRISTINA MENDONCA
Interno - 1571978 - PATRICIA APARECIDA BERALDO ROMANO
Externo à Instituição - GERMANA MARIA ARAUJO SALES
Notícia cadastrada em: 28/03/2018 10:50
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