Notícias

Banca de DEFESA: CLAUDIANE RESENDES SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIANE RESENDES SANTOS
DATA: 04/04/2018
HORA: 08:30
LOCAL: ILLA - Campus III - Sala 4A Multiuso
TÍTULO:

HISTÓRIAS DE ONTEM, DE HOJE E DE SEMPRE: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA PARA O ENSINO DA LÍNGUA MEDIADA PELO GÊNERO CONTO POPULAR


PALAVRAS-CHAVES:

Conto Popular; Gênero Textual; Sequência Didática


PÁGINAS: 125
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

A escola, contexto de práticas de leitura e escrita, constitui-se como lugar privilegiado para o estudante adquirir e produzir conhecimento. Bronckart (2003) acredita e prevê que diante de uma abordagem interacionista a construção do conhecimento se efetue por meio de trocas intersubjetivas entre os próprios alunos e entre professor e aluno. Neste sentido, a dissertação “Histórias de ontem, de hoje e de sempre: uma proposta de intervenção didática para o ensino da língua mediada pelo gênero conto popular” corresponde à investigação sobre a realidade escolar através de uma proposta de intervenção para o ensino de Língua Portuguesa, voltada para a renovação das práticas pedagógicas e  pensada com o objetivo de contribuir para que o aluno se aproprie do ensino da linguagem através das práticas discursivas - leitura, oralidade, escrita e análise linguística. Busca-se, neste trabalho, proporcionar uma reflexão sobre o que estamos fazendo e o que precisamos fazer para incentivar e valorizar a leitura no ambiente escolar. Em consonância com os suportes teóricos de Dolz e Schneuwly (2004), enfocaremos as contribuições das Sequências Didáticas para o trabalho com os gêneros textuais, a qual propõe um estudo de língua em situações reais de comunicação. Tendo como público alvo os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública, considera-se que as atividades pedagógicas propostas com o gênero Conto Popular constituem estratégias para a ampliação da visão de mundo e do repertório cultural dos alunos, estimulando o gosto pela leitura e levando-os a pensar e refletir sobre a natureza humana, nossos valores e costumes. Na tentativa de viabilizar uma integração entre os conhecimentos teóricos e a prática pedagógica, esta pesquisa fundamenta-se nos PCNs e em autores como Cascudo (1978), Leal (1985), Bronckart (2003), Marcuschi (2004), Maria (2004), Fogaça (2010), Köche (2014), Petreche e Cristovão (2014), Costa-Hübes e Simioni (2014), Cosson (2014) e outros.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ISABEL CRISTINA FRANCA DOS SANTOS RODRIGUES
Interno - 882.856.343-53 - PAULO DA SILVA LIMA - UFMA
Presidente - 1647466 - SIMONE CRISTINA MENDONCA
Notícia cadastrada em: 03/04/2018 15:19
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2024 - UNIFESSPA - sigaa-docker