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Banca de DEFESA: ELIS REGINA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIS REGINA COSTA
DATA: 06/04/2018
HORA: 14:00
LOCAL: ILLA - Campus III - Sala 4A Multiuso
TÍTULO:

A LEITURA LITERÁRIA NA SALA DE AULA 

A narrativa fantástica contribuindo para a formação de leitores


PALAVRAS-CHAVES:

: Leitura literária. Contos Fantásticos. Formação de leitores


PÁGINAS: 125
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

NEste estudo tem por objetivo contribuir para a formação de leitores de literatura. Nele são abordadas questões relativas à leitura, a literatura e o ensino. Motivou essa pesquisa a frequente constatação de que muitos alunos não conseguem entender o que leem, provocando desinteresse pela leitura. Desinteresse esse que é diametralmente oposto à importância da leitura na sociedade atual enquanto componente que possibilita acesso ao conhecimento e melhor integração social. Tendo em vista que essa situação do ensino da leitura no ambiente escolar é acentuada quando o objeto de leitura é texto literário, seja por sua complexidade ou abordagem inadequada, esse trabalho parte das seguintes perguntas de pesquisa: será que a aprendizagem de estratégias metacognitivas de leitura podem ajudar os alunos a ler? Será que as narrativas fantásticas podem aproximar os jovens de leituras mais complexas? Como abordar a literatura em sala de aula de forma a contribuir para a formação de leitores?  Visando alcançar nosso objetivo, apresentamos uma proposta de leitura de narrativas fantásticas na perspectiva do letramento literário. A metodologia de trabalho tem por base a pesquisa participativa e a sequência básica formulada por Cosson (2006). Os sujeitos da pesquisa serão alunos do 8º ano de uma escola pública de Marabá. Quanto ao suporte teórico, dentre outros, baseamo-nos em Bakhtin (2011), Candido (1995), Eco (1994), Held (1980), Iser (2002), Jauss (1994; 2002), Jouve (2002), Leffa (1996; 1999), Marcuschi (2008; 2010), Menegassi (2014), Rodrigues (1988), Rouxel (2013), Soares (2003; 2009; 2014), Solé (1998), Todorov (2007; 2016). Os resultados da análise apontam que uma abordagem do texto literário que concilie experiência estética e leitura crítica é capaz de despertar o interesse dos alunos e contribuir para a formação de leitores.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2129966 - DIRLENVALDER DO NASCIMENTO LOYOLLA
Externo ao Programa - 2110698 - HIRAN DE MOURA POSSAS
Presidente - 1647466 - SIMONE CRISTINA MENDONCA
Notícia cadastrada em: 04/04/2018 16:38
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