Banca de DEFESA: SÉRGIO DE JESUS CORREA RIBEIRO

DISCENTE: SÉRGIO DE JESUS CORREA RIBEIRO
DATA: 06/07/2018
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA – BACABAL)

A PRODUÇÃO DO GÊNERO RESENHA CRÍTICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

GÊNEROS TEXTUAIS. PRODUÇÃO DE TEXTO. ENSINO FUNDAMENTAL. RESENHA CRÍTICA

ÁREA: Lingüística

O presente trabalaho apresenta uma proposta de sequência didática conforme os pressupostos teóricos de Dolz, Noverraz, Shneuwly (2004), para o ensino de resenha crítica em uma turma do 9° ano do ensino fundamental. Espera-se, colocar a escrita como sendo uma condição essencial na formação desses indivíduos, haja vista, que os mesmos estão concluindo essa etapa de seu processo educativo, por conseguinte, irão adentrar o ensino médio, nesse casso, necessitam das habilidades básicas para a produção de seus textos durante toda a sua vivência no mundo acadêmico e social. Nesse sentido, adota-se como pressuposto básico a ideia de que pela interação social mediada pela linguagem escrita, pode-se transformar o contexto em que se vive. Diante disso, surge o seguinte questionamento para discussão: como trabalhar a produção de texto na perspectiva dos gêneros discursivo/textuais? Dessa forma, para a realização do trabalho, buscamos como referencial teórico da produção de textos com gêneros textuais, especialmente os autores: Antunes (2003, 2005, 2006); Bazerman (2005) Bakhtin (1989); Bentes (2006); Cagliari (2007); Costa Val (2006); Geraldi (1984, 1997, 2006); Kato (1993); Kleiman (1995), Koch (2002); Marcuschi (2008); PCN (1998); Scheuwly, Noverraz, Dolz (2004), e Travaglia (2003). Assim, partimos do princípio de que toda produção textual precisa ter uma motivação inicial para que o aluno tenha interesse na atividade de escrita proposta pelo professor. Por isso, o uso da narrativas fílmicas em sala de aula para estimular o trabalho com o gênero textual argumentativo resenha crítica, pois acreditamos que se os alunos tiverem contato com esse tipo de linguagem audiovisual e uma orientação adequada, os mesmos terão maior interesse na aquisição do gênero resenha crítica, pois o trabalho em sala de aula com os diversos gêneros textuais contribui para o acesso à língua em funcionamento, o que permite ao aprendiz maiores condições para receber e produzir diversos textos.

Presidente - 882.856.343-53 - PAULO DA SILVA LIMA - UFMA
Externo à Instituição - JOSE ANTONIO OLIVEIRA AQUINO