Banca de QUALIFICAÇÃO: SHIRLEY ALMEIDA SANTANA

DISCENTE: SHIRLEY ALMEIDA SANTANA
DATA: 24/09/2019
LOCAL: PRÉDIO MULTIUSO SALA 4A

Referenciarão e construção de pontos de vista: uma análise em pereceres jurídicos de processos administrativos disciplinares da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Referenciação; Ponto de vista; Dialogismo; Orientação argumentativa; Parecer jurídico.

ÁREA: Lingüística

Esta pesquisa investiga a construção textual-discursiva do ponto de vista em textos do domínio jurídico, especificamente no gênero discursivo parecer, por meio de formas referenciais e do jogo de vozes que constituem o texto-discurso. Considera-se aqui que a relação do sujeito com o seu texto/discurso não descansa na ideia de um espelhamento do mundo, já que vai muito além disso, alcançando patamares que abarcam além dos referentes, elementos como o contexto, a cultura e aspectos sociocognitivos. É por meio disso que as relações sociais e culturais são construídas, em um espaço onde não basta somente existir, é preciso afirmar uma posição, ou melhor, é preciso representar um ponto de vista (PDV). Falar em PDV é evidenciar o caráter dialógico da palavra, pois o locutor/enunciador pode trazer à tona uma gama de pontos de vista que dialogam com outros pontos de vista, daí o destaque dado à construção e reconstrução não mais de referentes, mas de objetos de discurso que operam como “pistas” linguísticas na elaboração e, até mesmo, ajustes, de um determinado juízo de valor. Isso implica dizer que a referenciação dos objetos de discurso articula-se com a maneira como o locutor/enunciador se posiciona em seu discurso. Assim, os sujeitos desenvolvem seus textos/discursos por meio de um diálogo consigo e com os outros e os objetos de discursos constroem-se subjetivamente nesse processo, desempenhando papel fundamental na orientação argumentativa. Como propõe Rabatel (2016), de uma perspectiva cognitiva, na construção dos objetos de discurso, um PDV revela uma fonte enunciativa e denota direta ou indiretamente os seus julgamentos sobre os referentes e, seja como for, se apresenta abertamente ou de forma mascarada, manifestando-se em todo discurso. Na pesquisa em questão constata-se, pois, que as formas referenciais contribuem para a progressão textual e testemunham o dialogismo presente na expressão de pontos de vista em textos jurídicos, isto porque percebe-se que os referentes são marcas internas dos PDV presentes nos pareceres jurídicos elaborados na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Para tanto, a reflexão desse estudo está fundamentada principalmente em diálogos com autores da Linguística Textual como Adam (2008), Rodrigues, Silva Neto e Passeggi (2010) e Lourenço (2015) no que se refere a contextualização da perspectiva da Análise Textual Discursiva (ATD), em Mondada e Dubois (1995), Koch (2008, 2015), Koch e Elias (2012, 2017), Koch, Morato e Bentes, Marcuschi (2005) e Cavalcante e Lima (2013) para tratar da operação discursiva da referenciação, em Rabatel (2016) para demarcar a teoria que versa sobre construção de ponto de vista por meio de uma abordagem enunciativa e interacionista da linguagem e em estudiosos da Linguística Forense como Pinto, Cabral e Rodrigues (2016) e Colares (2016) por estarmos tratando de um gênero jurídico. Por fim, este estudo apresenta uma análise realizada em pareceres jurídicos de processos administrativos disciplinares instaurados de 2013 a 2017, na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Presidente - 071.528.954-30 - ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA - UFRN
Externo à Instituição - FRANCISCO VIEIRA DA SILVA