Banca de QUALIFICAÇÃO: UERBET AURELIO DE SOUSA

DISCENTE: UERBET AURELIO DE SOUSA
DATA: 03/10/2018
LOCAL: UNIFESSPA Unidade III, PRÉDIO Multiuso sala 04a

Violência e opressão nos contos “Estória do ladrão e do papagaio” da obra Luuanda, de Luandino Vieira e a “Caligrafia de Deus” da obra A Caligrafia de Deus de Márcio Souza.

literatura comparada, violência e opressão, Estória do ladrão e do papagaio, A caligrafia

Esta dissertação investiga a opressão e a violência cometidas contra os menos favorecidos nos contos, “Estória do ladrão e do papagaio” que se encontra na obra Luuanda (2006) do escritor Angolano Luandino Vieira, e do conto A Caligrafia de Deus do escritor manauara Marcio Souza (2007). A escolha das duas obras se deu pela semelhança no tratamento violento pelo qual as personagens passam. A relação entre Brasil e Angola é próxima por ter um colonizador comum e mesa herança colonial violenta. Os referidos autores escreveram textos (contos e romances), que não reproduziam a ordem vigente, mas que indo na contramão do poder instituído decidiram retratar a realidade dos menos favorecidos para mostrar os problemas e as dificuldades que os mesmos enfrentam em seu dia a dia. Além disso, não coadunam com a história oficial que na maior parte das vezes excluiu aqueles que não tinham o poder de comando em casa sociedade. Trabalharemos com um autor amazônico e angolano por terem escrito textos considerados literatura de resistência, e ao trazer essas obras para o contexto universitário é uma forma de valorizar esses autores que, na maioria das vezes, tem muito a dizer, mas não são estudados. Faremos uma análise das figuras femininas e masculinas presentes nas duas obras, também, e o papel que desempenham em cada uma delas. O estudo entre os dois escritores é inédito e a escolha se dá pelo papel político, engajado que os autores demonstram no tratamento temático e estético das obras. Para efetivação dessa discussão, há necessidade de um amparo teórico especifico, dentre eles: Schøllhammer (2013), Bosi (2002), Martim (2008), Todorov (2002), Lorenz (2012) e Benjamin (1985).

Presidente - 1449289 - LILIANE BATISTA BARROS
Interno - 2152839 - NILSA BRITO RIBEIRO