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Banca de DEFESA: DENILDE DE AQUINO SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DENILDE DE AQUINO SOUSA
DATA: 28/03/2019
HORA: 10:00
LOCAL: UNIFESSPA Unidade III, PRÉDIO Multiuso sala 01
TÍTULO:

GÊNERO NOTÍCIA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA E MULTILETRAMENTOS: CONSTRUÇÃO DE UM JORNAL MURAL


PALAVRAS-CHAVES:

Letramentos. Linguística Aplicada. Gêneros Textuais. Escola


PÁGINAS: 108
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

O estudo descrito neste trabalho propõe uma reflexão e análise das práticas de leitura e escrita, a partir da perspectiva contemporânea dos letramentos, seguindo a proposta metodológica da Sequência Didática para o ensino dos gêneros textuais. Aplica-se nesse trabalho a realização de uma sequência de atividades focadas no ensino da leitura e da escrita através de um gênero, possibilitará a formação do aluno enquanto leitor e produtor autônomo e proficiente.  Esse estudo também oferece aos professores do ensino fundamental incentivo para trabalhar novas propostas para o desenvolvimento da leitura e produção de textos. Portanto será realizada uma pesquisa-ação, de cunho qualitativo, com os alunos do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Félix no município de Marabá – PA, na qual será desenvolvido um projeto de intervenção direcionado ao desenvolvimento das competências e habilidades de leitura e escrita sob a mediação da professora de Língua Portuguesa. Para desenvolver as atividades pedagógicas, escolhemos o gênero notícia, pois acreditamos que a leitura dos gêneros textuais é substancial para a formação do leitor e produtor de textos, e que por meio dessas práticas o aluno pode tornar-se capaz de compreender, interagir e agir no meio social, expondo suas opiniões e suas reflexões que são fundamentais para garantir a sua participação no contexto mundial, tornando-se assim, um leitor crítico da realidade onde está inserido. O tema “Os rios de todos nós: como cuidar?” que orientou a produção final, consideramos relevante por ser um assunto que incentivou o protagonismo dos alunos, gerando mais compromisso e responsabilidade diante das questões ambientais. Antes da elaboração da Sequência Didática, aplicamos um questionário e realizamos uma produção inicial, a fim de detectar os conhecimentos prévios dos alunos e os problemas de escrita para poder elaborar as atividades de desenvolvimento das capacidades linguístico-discursivas dos alunos.  Como pressupostos teóricos desta pesquisa foram selecionados alguns pesquisadores como Bakhtin (2016), Bronckart (1999), Bazerman (2011), Street (2016), Marcuschi (2010), Kleiman (1995) Oliveira (2010), Rojo (2009), Soares (2004), Antunes (2010) e outros. As questões que estão relacionadas ao ensino do gênero notícia por meio das sequências didáticas baseiam-se nas abordagens de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) que, em seus estudos, analisaram eventos e práticas de letramentos, que visam contribuir com a formação de sujeitos competentes que saibam usar a linguagem nos diferentes contextos sociais com proficiência. Acreditamos que o trabalho realizado com a Sequência Didática proporcionou melhoria na leitura e, principalmente, na escrita dos alunos. A metodologia é eficiente e, se continuarmos a aplicá-la em sala de aula, os resultados serão surpreendentes.  

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1311089 - AUSTRIA RODRIGUES BRITO
Interno - 1735412 - GILMAR BUENO SANTOS
Externo à Instituição - LINDINALVA MESSIAS DO NASCIMENTO CHAVES
Notícia cadastrada em: 07/03/2019 14:02
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