Banca de DEFESA: ROGEANE SILVA MOURA FROIS

DISCENTE: ROGEANE SILVA MOURA FROIS
DATA: 03/04/2019
LOCAL: UNIFESSPA Unidade III, PRÉDIO Multiuso sala 01

PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO GÊNERO CONTO: UMA PROPOSTA PARA                                           FORMAÇÃO DE LEITORES

LEITURA. LETRAMENTO LITERÁRIO. SEQUÊNCIA BÁSICA

Este trabalho busca apresentar uma proposta de intervenção pedagógica acerca das práticas de leitura literária, tendo como objeto o ensino do gênero textual literário conto. Assim, o objetivo dessa pesquisa consiste em discutir o ensino da literatura em uma perspectiva que leve em conta o letramento literário em consonância com as práticas de leitura no âmbito escolar, por meio de estratégias de leitura, tendo como alvo contribuir com a formação do sujeito leitor. Dessa forma, serão abordadas questões relativas à leitura, literatura, letramento e estratégias de leitura, considerando os múltiplos valores que a literatura proporciona. Pois, para efetivar o letramento literário na escola, é necessário uma escolarização adequada da literatura, para tal situação sugere-se que o professor abandone práticas de leitura por meio de textos fragmentados e descontextualizados e assuma uma nova postura que concretize a formação de um leitor ativo.  A metodologia do estudo tem por base a abordagem qualitativa e explicativa e os procedimentos são a pesquisa-ação e a Sequência Básica de Cosson (2016).  O campo de atuação é uma escola pública da rede municipal de ensino da cidade de Marabá/Pará e os sujeitos da pesquisa são alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II. Para tanto, fundamentam este trabalho Street (2014), Soares (2010), Kleiman (1995; 1999; 2016), Solé (1998) Girotto e Souza (2010), Cosson (2016), Zappone (2008), Candido (2011), Todorov (2016) Koch e Elias (2012). Nesta perspectiva, espera-se que a leitura literária promovida na sala de aula, planejada numa Sequência Básica, proporcione ao aluno o contato com obras literárias integrais e que ele se aproprie de ferramentas que o auxiliem nas leituras, contribuindo para o aprimoramento do sua competência leitora, para que o ato da leitura literária se efetive como prática cotidiana.

Interno - 1571978 - PATRICIA APARECIDA BERALDO ROMANO
Interno - 1647466 - SIMONE CRISTINA MENDONCA