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Banca de DEFESA: MARLENO CHAVES MENEZES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARLENO CHAVES MENEZES
DATA: 28/03/2019
HORA: 16:00
LOCAL: SALA 01 MULTIUSO CAMPUS III
TÍTULO:

A POÉTICA DE GUIMARÃES ROSA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO EM UMA 

TURMA DE 9º ANO EM TUCURUÍ - PA

 


PALAVRAS-CHAVES:

Guimarães Rosa; Contos; Letramento Literário; Ensino de literatura; Literatura e Conhecimento


PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

Esta dissertação tem o objetivo crucial de investigar as possibilidades e dificuldades para se desenvolver o letramento literário numa turma de 9o Ano de uma Escola Pública do Município de Tucuruí-PA. O tema da pesquisa leva em consideração a questão do letramento a partir das noções de Literatura e Conhecimento vislumbradas na poética inovadora do escritor mineiro João Guimarães Rosa (1908-1967), sobretudo no que diz respeito aos seus contos. Interessa-nos, sobretudo, a questão da formação do leitor literário e as estratégias implicadas no processo de ensino-aprendizagem de leitura na escola. Para tanto, intentamos criar uma intervenção junto a alunos de uma turma de 9º Ano de uma Escola Pública do município de Tucuruí-PA que privilegie uma proposta de prática de leitura mais profunda, quanto ao nível de compreensão e interpretação. É nessa relação de desafio/incentivo à leitura que o complexo texto rosiano se enquadra, uma vez que, sendo bem administrado, pode vir a criar nos alunos uma perspectiva inovadora de fruição e compreensão de textos literários. O trabalho apresenta, no primeiro capítulo, um estudo sobre a poética rosiana embasada nos estudos de Cândido (1983), Nunes (2013), Galvão (1978), Barbosa (2007), Chiappini e Vejmelka (2009) bem como, ainda, algumas considerações de Heidegger (2004) acerca do aspecto poético da linguagem. No segundo momento, o foco recai na discussão sobre a importância da leitura na construção de cidadãos reflexivos e conscientes do papel que podem e devem assumir na sociedade. Para tanto, leva-se em consideração os estudos de Bloom (2001), Heidegger (2003), Jouve (2002), Kleiman (2016), Marcuschi (2009) e Kothe (2007). Nesse diálogo de ideias, pode-se perceber que, apesar de diferentes, algumas convergem em vários aspectos e constroem o alicerce para um trabalho mais apurado, significativo e construtivo a partir da leitura. No terceiro capítulo tem-se a preocupação de enfatizar o letramento literário como uma prática social, à luz dos estudos de Cosson (2014a). Já no quarto capítulo apresenta-se a proposta de trabalho para que se tenha a formação de leitor literário na respectiva turma (caracterização da escola, o projeto de intervenção, cronograma, atividades realizadas, resultados e análise dos mesmos, avaliação e autoavaliação).


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2129966 - DIRLENVALDER DO NASCIMENTO LOYOLLA
Externo ao Programa - 2361780 - FRANCISCO DE FATIMA DA SILVA
Interno - 1571978 - PATRICIA APARECIDA BERALDO ROMANO
Notícia cadastrada em: 12/03/2019 08:32
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