Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIA EDNA DA SILVA MORAES

DISCENTE: ANTONIA EDNA DA SILVA MORAES
DATA: 15/04/2019
LOCAL: UNIFESSPA CAMPUS III, PRÉDIO DO ILLA SALA I

LETRAMENTO LITERÁRIO: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA A LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Letramento literário. Professor-leitor. Leitura prazerosa

ÁREA: Lingüística

O texto literário é um dos mais expressivos instrumentos de colaboração na formação de leitores, pois carrega em si alta qualidade estética e faz uso especial da linguagem. É preciso que a nobre função de formar leitores, comumente atribuída à escola, seja empreendida por meio da leitura desses textos, já que são constituídos de saberes sobre o mundo e o homem, capazes de promover experiências intensas ao leitor, sua formação crítica e letrar literalmente. Considerando essa importância da obra literária, propomos, com esse trabalho, incentivar prática de leitura literária na escola com o intuito de promover no aluno o gosto pela leitura. Para esse estudo, escolhemos a obra Venha ver o pôr-do-sol e outros contos, de Lygia Fagundes Telles. Para a viabilização do projeto, elegemos o gênero literário conto, fizemos essa escolha por ele ser um texto linear, breve e que tem como uma de suas principais características a condição de suportar, em sua brevidade, todas as possiblidades de ficção. O conto escolhido para a proposta de intervenção foi “As formigas”. Acreditamos que seu poder de concisão, além do sobrenatural que aparece na narrativa, permite aos leitores em formação a apreciação efetiva do texto literário. A fim de estabelecer a integração entre os saberes e a prática, adotamos a metodologia da pesquisa-ação para aplicação e intervenção. A pesquisa foi aplicada numa turma de 8º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal da cidade de Marabá-PA. As propostas de atividades do projeto se ancoram na Sequência Básica de leitura descrita por Cosson (2009). Ademais, nosso aporte teórico terá base, para o estudo em Colomer (2007), Candido (1995), Todorov (2016), Abreu (2006), entre outros.

Presidente - 1571978 - PATRICIA APARECIDA BERALDO ROMANO
Interno - 2129966 - DIRLENVALDER DO NASCIMENTO LOYOLLA