Banca de QUALIFICAÇÃO: GLEICY MORAES SANTOS

DISCENTE: GLEICY MORAES SANTOS
DATA: 26/04/2019
LOCAL: UNIFESSPA Unidade III, PRÉDIO Multiuso sala 01

MORTE E VIDA SEVERINA, DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO, E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO COM ALUNOS  DE 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Letramento literário. Práticas de leitura. Leitor. Escola.

Severina e as práticas de letramento literário com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, desenvolvidas na Escola de Ensino Fundamental José Manuel de Araújo, Tailândia/PA.  A pesquisa surgiu da necessidade de desenvolver práticas de letramento literário em sala de aula que possam contribuir para a formação do aluno leitor, visto que muitos alunos terminam o Ensino fundamental sem compreender o que leem, principalmente em se tratando do texto literário. Diante disso, buscamos promover o letramento literário em sala de aula por meio da obra Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto. Para isso, trabalhamos com atividades de letramento literário elaboradas de acordo com a sequência básica proposta por Cosson (2009): motivação, introdução, leitura e interpretação, com leituras por meio de oficinas, conforme as estratégias de leitura apontadas por Girotto e Souza (2010). O texto faz uma abordagem sobre letramento literário no ensino fundamental, procura refletir sobre sua importância no contexto escolar e apresenta ação interventiva em uma turma de 8º ano do Ensino fundamental. Para tanto, partimos da leitura e estudos acerca do letramento, baseando-nos, pois, em pressupostos bibliográficos e pesquisa ação. O mesmo apresenta em sua base teórica Street (2007), Rojo (2009), Kleiman (1998), Cosson (2009, 2011 e 2017), entre outros. Assim, iniciamos falando sobre o letramento literário no ensino fundamental apontando algumas abordagens e reflexões sobre o letramento, enfatizamos o letramento literário na escola, falamos também sobre o professor leitor, a prática leitora do professor mediador, possibilidades de leitura literária no contexto escolar e a questão do prazer de ler. Apresentamos ainda a prática em sala de aula: etapas do letramento literário em Morte e Vida Severina.

Presidente - 1571978 - PATRICIA APARECIDA BERALDO ROMANO
Interno - 1549206 - LUIS ANTONIO CONTATORI ROMANO