Banca de DEFESA: FRANCISCO FRAZÃO DE ALMEIDA

DISCENTE: FRANCISCO FRAZÃO DE ALMEIDA
DATA: 18/07/2019
LOCAL: SALA I PREDIO MULTIUSO UNIDADE III

FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM ESTUDO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PNAIC EM PRAIA NORTE - TO

Alfabetização e Letramentos; Formação de Professores, PNAIC

ÁREA: Letras

Em termos gerais esta pesquisa busca refletir sobre o mais recente desafio pedagógico que se coloca para educadores e linguistas. Letrar uma nova geração de aprendizes, crianças e adolescente que estão crescendo e vivenciando os avanços das tecnologias de informação e comunicação sem que tenham alcançado plenamente o letramento com base no código linguístico. Faz-se necessário repensar sobre a formação do professor buscando novos paradigmas que torne esse profissional habilitado e com pleno domínio não somente de seus conhecimentos específicos, mas, que ele esteja concatenado para atender as novas exigências da sociedade da informação buscando atender aos processos de educação que se encontram em constantes mudanças. Assim, o objetivo central deste estudo é investigar os processos de alfabetização e letramento de estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental da escola municipal Genésio Gomes no município de Praia Norte - TO a partir da atuação de professores alfabetizadores dos anos iniciais. Investigar os processos de implantação do PNAIC no município e os impactos do programa na alfabetização de estudantes que fazem parte desta Unidade Escolar. A alfabetização refere-se à aquisição da escrita enquanto aprendizagem de habilidades para leitura, escrita e as chamadas práticas de linguagem. Isso é levado a efeito, em geral, por meio do processo de escolarização e, portanto, da instrução formal. Alfabetização pertence, assim, ao âmbito individual. O letramento, por sua vez, focaliza os aspectos sócios históricos da aquisição da escrita. Entre outros casos, procura estudar e descrever o que ocorre nas sociedades quando adotam um sistema de escritura de maneira restrita ou generalizada; procura ainda saber quais práticas psicossociais substituem as práticas “letradas” em sociedade ágrafa. Assim, este estudo tem como fundamento teórico as abordagens de Galvão e Soares (2004); Kramer (1986); Souza (2015), Soares (1998), entre outros. A metodologia adotou uma pesquisa bibliográfica, que através do levantamento de informações em livros, teses de pesquisas, artigos e reportagens pôde fundamentar o trabalho. Utilizou-se, ainda, a pesquisa de campo que através de questionários de múltiplas escolhas e entrevistas aos gestores da escola possibilitando a obtenção de dados diretamente da realidade do objeto de estudo. Também Utilizou-se, o método de estudo exploratório onde teve por fundamento verificar em que medida a obra consultada interessa a pesquisa.

Interno - 2418119 - LUCELIA CARDOSO CAVALCANTE RABELO
Interno - 882.856.343-53 - PAULO DA SILVA LIMA - UFMA