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Banca de QUALIFICAÇÃO: EDILEIDE PATRICIA CAMARA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDILEIDE PATRICIA CAMARA LIMA
DATA: 20/08/2019
HORA: 08:30
LOCAL: SALA DO ILLA
TÍTULO:

ESCRITA DE PROFESSORES: SUBJETIVIDADES E EXPERIÊNCIAS DE SI


PALAVRAS-CHAVES:

 

 

 

Discurso. Escrita de si. Subjetividades. Verdade confessional


PÁGINAS: 125
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO:

O objetivo deste trabalho é analisar em relatos de experiências de profissionais da educação a produção de subjetividades docentes. Elegemos como material empírico de análise relatos de experiências escritos por profissionais da educação básica da rede pública de Marabá durante a realização de um programa de formação continuada promovido pelo governo federal, através do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, no período de 2014 a 2017 e de um programa de formação municipal desenvolvido pela Secretaria de Educação do município de Marabá (SEMED), no ano de 2015. Assim, a produção escrita dos professores se dá no contexto de políticas públicas de formação, a partir de orientações sobre o fazer pedagógico. A base teórica desse estudo são as principais reflexões de Michel Foucault (2006) em seu terceiro domínio de investigação acerca da relação do sujeito consigo mesmo e como emerge a subjetividade nesta relação. Voltamo-nos para a escrita que os professores realizam demandadas pelo programas federal municipal durante os processo de formação, analisando como ao falarem de suas práticas em sala de aula, suas experiências com o fazer pedagógico, sua relação com as demandas do projeto, suas perspectivas de formação, o sujeito se produz discursivamente através de dispositivos de confissão geradores e produtores de uma verdade confessional, geradores de um saber sobre o professor. Nas análises de enunciados extraídos dos relatos escritos, identificamos cinco eixos a partir do quais agregamos a regularidade discursivas veiculadas nos relatos. São eles: Adesão do professor à racionalidade metodológica; A denegação do outro: recusa ao tradicionalismo; Dispositivos de confissão e de autorregulação; Dispositivo de avaliação do outro da aprendizagem; Dispositivo de avaliação de si; O professor polivalente; Indícios de práticas de resistência. Nesses eixos de análises, apreendemos efeitos de sentido que inscrevem os professores em formação em processos de subjetivação que guardam relações com "jogos de verdade" produzidos nas relações com políticas de Estado delineadoras de um ideal de professor em que a racionalidade metodológica parece adquirir centralidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2152839 - NILSA BRITO RIBEIRO
Interno - 1735412 - GILMAR BUENO SANTOS
Externo à Instituição - THOMAS MASSAO FAIRCHILD
Notícia cadastrada em: 10/07/2019 15:05
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