Banca de DEFESA: BRUNA CAROLINE BORGES FURTADO

DISCENTE: BRUNA CAROLINE BORGES FURTADO
DATA: 17/07/2019
LOCAL: SALA DE REUNIÃO DO ILLA

Estudo de letras de funk sob a perspectiva das noções de violência e violência simbólica numa turma de 8º ano do E.F. de uma escola pública de Parauapebas-PA

Funk. Letramento literário. Violência. Violência simbólica. Dominação masculina

Esta dissertação tem a finalidade de investigar o modo como uma turma de 8º ano de uma escola pública de Parauapebas, no estado do Pará, recebe ou interpreta as noções de violência e violência simbólica presentes em letras de funks cariocas. O tema da pesquisa leva em consideração o conceito de violência simbólica desenvolvido pelo pensador francês Pierre Bourdieu. A proposta do trabalho é fazer com que os jovens reflitam criticamente sobre as letras das canções que consomem e em relação às quais, muitas vezes, não observam as nuances dos ditos e dos não-ditos do discurso. O interesse da pesquisa, portanto, está ligado à temática do letramento literário, uma vez que buscamos desenvolver nos alunos a percepção crítica em relação ao ato da leitura de objetos literários e/ou culturais. Para isso, neste estudo, tem-se como prioridade a criação de uma proposta de intervenção junto a alunos de uma turma de 8° ano de uma escola pública do município de Parauapebas-PA, visando um trabalho crítico sobre canções pertencentes ao gênero musical funk carioca. O corpus de análise, será formado por cinco letras de funk, constituído a partir de uma seleção feita dentre dezenas de músicas sugeridas pela própria turma como sendo de sua preferência e por pesquisa realizada na comunidade escolar. O trabalho apresenta uma discussão acerca do conceito de violência simbólica tomando como referencial teórico principal a obra de Pierre Bourdieu (1994; 1997; 2012), com foco em suas ideias sobre a noção de dominação masculina. Embasada nas ideias propostas por Todorov (2010), Cosson (2006) e Geraldi (2010), a discussão também se volta para a relevância da leitura como ferramenta/suporte para a formação de um cidadão crítico-reflexivo. O estudo também se propõe à análise das cinco letras de funk que serviram de corpus para a pesquisa e para o trabalho de intervenção junto aos alunos. A intervenção proposta é uma análise dos resultados obtidos através da pesquisa e a realização de uma Mostra sob o tema “Da mulher dos versos do funk às linhas da vida real”.

Presidente - 2129966 - DIRLENVALDER DO NASCIMENTO LOYOLLA
Interno - 1549206 - LUIS ANTONIO CONTATORI ROMANO