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Banca de DEFESA: IVONETE MARQUES CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IVONETE MARQUES CARVALHO
DATA: 05/11/2019
HORA: 10:00
LOCAL: sala de apoio docente no prédio do Illa - Unidade III
TÍTULO:

MEMÓRIA LEITURA E ESCRITA – COLETÂNEA DE TEXTOS PALESTINA CONTA


PALAVRAS-CHAVES:

...


PÁGINAS: 1
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

Partindo de uma perspectiva ideológica, esta pesquisa apresenta um estudo de cunho bibliográfico acerca dos letramentos sociais na visão ideológica e cultural das práticas letradas, tendo a literatura como uma abordagem social. A literatura, nesse viés, é apresentada como contribuinte na formação de identidade do sujeito; e a temática étnicoracial com a literatura negra, de autoria de mulheres negras, é abordada sob a premissa dos letramentos culturais, por visualizarmos significados culturais associados aos ideológicos. Um dos objetivos específicos é propiciar condições para a construção da identidade dos sujeitos negros envolvidos na pesquisa, professora e alunos da escola E.M.E.F Eurides Santana, localizada no munícipio de Parauapebas, Sudeste do Pará; além da ressignificação/valorização da cultura negra, e compartilhamento de uma cultura antirracista a partir da leitura de obras literárias de autoras negras, visando a valorização da cultura, história e empoderamento da população negra. Para tanto, adotou-se a pesquisa-ação como métodos investigativo, participativo e para fins da concretização dos objetivos da pesquisa. Deste modo, aplicou-se o projeto de intervenção Encontros afroliterários-Meu mundo, nosso espaço em transformação, o qual se baseou em encontros com conversações, apresentações e diálogos sobre o tema em questão. Sendo que, no geral, os resultados prévios demonstram um envolvimento dos alunos com as atividades propostas, proporcionando transformação no sentido da descolonização de mentes proposta. Para obter os dados relevantes os sujeitos da pesquisa responderam a um diagnóstico para sondagem acerca da visão que os mesmos têm sobre a inserção da cultura afro-brasileira no contexto escolar; participaram de encontros afro-literários, registrados em vídeo, por meio das rodas de leitura, com interação às leituras das obras escolhidas; e produziram fanzines com o tema “Carolinas: negritude, mulheres e resistência”, como interpretação e finalização dos projetos, associando, assim, as obras lidas e as questões abordadas. A presente dissertação orientou-se por estudos de diferentes autores, os quais contribuíram para as discussões propostas, como letramentos enquanto plural, a literatura como fator de identidade cultural e prática social, além da contribuições dos estudos culturais para a temática étnico-racial, como Street (2014); Kleiman (1995); Canclini (2015); Hall (2003), (2019);Tadeu da Silva (2019), (2018); Fanon, (2008); Spivak (2010); Bhabha (2019); Matterlart e Neveu (2004); Sanches (2011); Cevasco (2003); Debus (2017); Todorov (2014); Candido (1995); Petit (2013); Cavalleiro (2001); Lajolo (2001, 2008), entre outros. Palavras-chave: Letramentos Sociais. Literatura Negra. Encontros afro-literários.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1311089 - AUSTRIA RODRIGUES BRITO
Interno - 1735412 - GILMAR BUENO SANTOS
Externo à Instituição - MÁRCIO ARAÚJO DE MELO
Notícia cadastrada em: 22/10/2019 11:11
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