Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIS LIMA DE SOUSA

DISCENTE: LUIS LIMA DE SOUSA
DATA: 28/05/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet

HISTÓRIAS DE PARAUAPEBAS EM SALA DE AULA:  ensino de História Local e Amazônia nas escolas Chico Mendes e Carlos Drummond entre 2014-2019

História Local. Ensino de História. Cultura Escolar. Parauapebas. Amazônia.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil

O presente trabalho tem por objetivo compreender como a história local de Parauapebas-PA tem sido ensinada na disciplina de história, nas turmas do 6º ao 9º ano, em duas escolas do município, Chico Mendes e Carlos Drummond, entre os anos de 2014 e 2019. As duas instituições de ensino escolhidas estão situadas nos bairros mais antigos do município, e tem relação com o período de formação da cidade. Entendemos nesse trabalho o ensino de história como um lugar de fronteira e a história local como uma abordagem. Trabalhamos com fontes bibliográficas que nos permitiram estabelecer conexões entre Parauapebas-PA, o Sudeste do Pará, a Amazônia Legal. Mobilizamos, também como aparato documental as Rotinas Pedagógicas e os Conteúdos de História do 6º ao 9º ano. Ambos elaborados pela Secretaria Municipal de Educação para serem utilizados nas escolas públicas do ensino fundamental entre os anos 2014 a 2019. Conseguimos perceber como as temáticas envolvendo história local estão inseridas e distribuídas nos bimestres de cada ano, nesse sentido ainda percebemos que o componente curricular de história, tem poucas aulas para a quantidade de assuntos previsto no planejamento.

Interno - 2244168 - ERINALDO VICENTE CAVALCANTI
Presidente - 2391002 - GEOVANNI GOMES CABRAL