Banca de DEFESA: VERA LUCIA MARTINS DE LIMA ROSA

DISCENTE: VERA LUCIA MARTINS DE LIMA ROSA
DATA: 18/01/2022
LOCAL: Unifesspa (formato remoto)

Entre silêncios, ações e práticas: a Lei Federal 10.639/2003 e o Ensino de História nas Escolas Estaduais de Ensino Médio em Itupiranga/PA (2017-2019)

Ensino de História. Projeto Político Pedagógico. Livro Didático. Lei Federal 10.639/2003. História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil

O presente texto apresenta resultados da pesquisa desenvolvida no âmbito de dissertação de mestrado. Neste trabalho buscamos compreender como duas escolas da rede estadual de ensino, localizadas no município de Itupiranga, estado do Pará, entre os anos de 2017 e 2019, desenvolveram ou não ações e estratégias para a implementação da Lei Federal 10.639/2003, compreendendo a persistência de um “silêncio” acerca das abordagens envolvendo a história e cultura afro-brasileira e africana tanto nos livros didáticos quanto em sala de aula. Os resultados apontaram que as duas escolas não possuem uma prática específica e efetiva para tratar das questões propostas pela Lei Federal 10.639/03 em seus projetos políticos pedagógicos, incluindo a formação de professores. Porém, as duas instituições de ensino promoviam, pelo menos de forma esporádica, eventos em alusão ao dia da Consciência Negra. Os livros didáticos, mesmo com algumas ressalvas, abordam a temática. Os docentes observaram tais mudanças, mas chamam atenção sobre a forma como ainda se prioriza a história europeia nesses manuais didáticos. Uma das questões colocadas pelos professores como entrave para suas abordagens acerca da temática encontra-se na falta de formação continuada voltada para a implementação da referida Lei e suas determinações.

Presidente - 3045936 - KARLA LEANDRO RASCKE
Interno - 2391002 - GEOVANNI GOMES CABRAL