Banca de DEFESA: ROSELLI SCHEIDEGGER OLIVEIRA

DISCENTE: ROSELLI SCHEIDEGGER OLIVEIRA
DATA: 28/07/2023
LOCAL: NPD - Unifesspa - Campus 3
RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS NO COMPONENTE CURRICULAR DE HISTÓRIA:
A BNCC E A PRÁTICA DOCENTE (MARABÁ- PA, 2017-2019)

Ensino de História. BNCC. Prática docente. Diversidade. Religiões de matrizes africanas.

ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil República

As discussões e manifestações da intolerância religiosa nos contextos sociais contemporâneas têm sido alvo de debates sobre suas problemáticas em ambientes educacionais, sendo a escola um dos principais lugares onde se manifesta o racismo religioso. Nesse sentido, objetivamos na presente pesquisa, compreender como as religiões de matrizes africanas constam no componente de História da BNCC e como têm sido as práticas docentes no município de Marabá/PA, com recorte temporal para os anos de 2017 até 2019, direcionadas ao Ensino de História do segundo seguimento do ensino fundamental. Para o desenvolvimento da presente pesquisa foi necessário o embasamento em leituras científicas, o levantamento de dados, o mapeamento de documentos e a realização de entrevistas com professores da Rede Municipal de Ensino. Enquanto fontes históricas escritas, trouxemos a BNCC, as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Básica (DCN) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Outras fontes importantes para essa pesquisa foram as entrevistas realizadas com 4 (quatro) professores efetivos da rede pública de ensino de Marabá. Através de um roteiro semiestruturado com questões orientadoras para a abordagem, enfatizamos elementos da trajetória docente desses profissionais, intentando a compreender como discutiam a temática das religiões de matrizes africanas no componente de História em suas aulas. Percebemos que, em relação a temática da diversidade religiosa de matrizes africanas no componente de História, muitos são os desafios, uma vez que a BNCC trata de forma superficial a temática referida e a atuação docente quanto ao tema também sofre retaliações, dado o fato de a intolerância religiosa ser tão viva nos espaços pedagógicos. As reflexões abordadas sobre essa temática assumem uma importante relevância na educação, apontando a necessidade de revisão de documentos normativos, formação de professores e abordagens.

Interno - 2391002 - GEOVANNI GOMES CABRAL
Externo à Instituição - JULIO CESAR DA ROSA