Banca de DEFESA: ISMAEL DA MOTA OLIVEIRA

DISCENTE: ISMAEL DA MOTA OLIVEIRA
DATA: 09/08/2023

A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: RESSIGNIFICANDO A HISTÓRIA E AS PRÁTICAS CULTURAIS NA ALDEIA AKRÃTIKATÊJÊ DA TERRA INDÍGENA MÃE MARIA

Educação Escolar Indígena. História Oral. Ensino de História. Práticas culturais. Povo Akrãtikatêjê.

ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil República

Esta pesquisa foi realizada no período de 2021 a 2022 e teve como objetivo, compreender de que forma a Educação Escolar Indígena tem sido implementada na Escola Estadual Indígena de Ensino Infantil, Fundamental e Médio (EEIEIFM) Rõnõre Kapêre Temejàkrekatê. Como ponto norteador para a manutenção das práticas culturais e da memória da comunidade, além de problematizar a Educação Escolar Indígena enquanto espaço de valorização e reafirmação da identidade do Povo Akrãtikatêjê. Esta aldeia está localizada na BR 222 - Km 15, na Terra Indígena Mãe Maria, Aldeia Akrãtikatêjê no município de Bom Jesus do Tocantins – PA, nesse sentido, mobilizamos um corpus documental constituído por escritos sobre a trajetória do povo Akrãtikatêjê, reunindo autores que já pesquisaram sobre o Povo Akrãtikatêjê, pesquisando o Projeto Político Pedagógico, leis publicadas que abordam a legislação escolar indígena, bibliografia sobre a Educação Escolar Indígena e relatos orais, coletados por meio da metodologia da História Oral. Buscamos nesta investigação, perceber os desafios e avanços no tocante à manutenção da história e das práticas culturais no ambiente escolar do povo indígena Akrãtikatêjê. O trabalho de campo constatou que a ressignificação da concepção e do papel na escola indígena foi um dos marcos importantes na consolidação do projeto de sociedade indígena e na ruptura do modelo colonial de escola.

Externo à Instituição - ANDREY MININ MARTIN
Presidente - 2391002 - GEOVANNI GOMES CABRAL