Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREZA XAVIER DE LIMA SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREZA XAVIER DE LIMA SOUSA
DATA: 21/08/2023
HORA: 08:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Vivências Femininas na política: fissuras provocadas e avanços na representação de gênero em Santa Luzia do Pará (1980-202)


PALAVRAS-CHAVES:

História Política. Gênero. Memória. Pará.


PÁGINAS: 99
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil República
RESUMO:

À luz dessas considerações iniciais que este relatório foi construído com o primeiro capítulo sobre a construção da pesquisa, ele aborda a formação do pesquisador, descrevendo as disciplinas cursadas ao longo do mestrado. Será destacado o “Seminário de pesquisa em Cultura, Memória e Relações de poder”, bem como as disciplinas relacionadas à história, tempo presente, cultura, memória e ensino de história. Além disso, serão mencionadas as orientações recebidas durante o processo de pesquisa e a participação em eventos acadêmicos. Em um segundo capítulo, encaminhamentos da pesquisa, foram apresentados os principais encaminhamentos do que foi realizado até o momento, tais como serão descritas as etapas metodológicas adotadas, a coleta de dados, análise documental, entrevistas, entre outras. Serão discutidos os desafios encontrados e as estratégias utilizadas para superá-los, além de mencionar as contribuições da pesquisa para o campo acadêmico. No terceiro momento foi apresentado o cronograma detalhado da pesquisa, destacando as atividades realizadas em cada período, desde o início do projeto até a conclusão do mestrado. Serão mencionadas as datas de coleta de dados, análise, redação, revisão e defesa da dissertação. Em um quarto momento, trataremos do que foi constituído a pesquisa até aqui, com os dois capítulos concluídos sobre as trajetórias femininas na política no Brasil contemporâneo, em especial na cidade de Santa Luzia do Pará. Articulando historicamente as fontes, que são os fragmentos de memórias dessas mulheres, com os dados oficiais do TSE, busca-se compreender as estratégias propostas por elas para abrir caminhos e conquistas dentro da esfera pública, mesmo que historicamente condicionadas à esfera privada.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANGELO ADRIANO FARIA DE ASSIS
Interno - 2131348 - EDUARDO DE MELO SALGUEIRO
Presidente - 2305727 - MARIA CLARA SALES CARNEIRO SAMPAIO
Notícia cadastrada em: 01/08/2023 11:15
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2024 - UNIFESSPA - sigaa-docker