A estrutura curricular dos cursos de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Técnica do IFPA/Campus Marabá Industrial entre os anos de 2015 a 2019: o componente de História na organização curricular
Institutos Federais. Currículo Integrado. Ensino de História.
A dissertação tem como objetivo analisar o componente curricular de História, através dos documentos institucionais que direcionam três cursos da modalidade de Ensino Médio Integrado à educação profissional do IFPA/Campus Marabá Industrial. Os documentos reunidos para essa pesquisa foram: leis, decretos, portarias, pareceres e resoluções que abordam a Educação Profissional no Brasil, bem como documentos institucionais do IFPA analisados por meio da metodologia de análise documental. Visou-se, com essa análise, identificar o espaço do componente curricular de História dentro das matrizes curriculares dos cursos integrados ao Ensino Médio de Informática, Eletromecânica e Controle Ambiental. Com as mudanças ocorridas no país nos últimos anos na área educacional, como a reformulação do Ensino Médio, o surgimento da Base Nacional Comum Curricular - BNCC e a atualização de algumas diretrizes, os Institutos Federais foram pressionados a se adaptarem às novas políticas educacionais. Dessa forma, houve mudanças curriculares: as disciplinas de formação geral perderam espaço e o componente de História foi uma das disciplinas que sofreu perda de carga horária. Para essa pesquisa, utilizamos a metodologia de pesquisa documental de natureza qualitativa com a intenção de aprofundar o conhecimento científico acerca do currículo escolar, especificamente as matrizes curriculares dos cursos do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio. Os resultados mostraram que, com a determinação de atualização dos PPCs dos cursos, seguindo as novas diretrizes, no Câmpus Marabá Industrial, em dois cursos do Ensino Médio Integrado, o componente curricular de História perdeu espaço e carga horária nas matrizes curriculares, passando a compor junto com outras disciplinas novos componentes curriculares.