Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: YURI ALEXANDRINO BANDEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: YURI ALEXANDRINO BANDEIRA
DATA: 31/08/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 2 - FAHIST/Unifesspa
TÍTULO:

ÀS MARGENS DA FERROVIA: ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NO CONTEXTO DO SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO MODULAR DE ENSINO (MARABÁ-PA, 2010-2020)


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História; Prática docente; Proposta Curricular; Lei Federal 10.639/03; SOME; Educação no campo.


PÁGINAS: 66
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil República
RESUMO:

A partir da investigação da prática docente do professor de História do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), ensino fundamental séries finais, do município de Marabá, objetivamos identificar como os conteúdos relacionado a temática afro-brasileira e africana são tratados nessa modalidade de ensino rural. Nesse percurso encontramos várias problemáticas que vão desde a construção e reformulação do Currículo do Ensino de História no munícipio de Marabá, o distanciamento das diretrizes obrigatórias implementadas pela Lei 10.639/03 e a precariedade que existe no cotidiano escolar enfrentado pelos professores. Esses problemas se enquadram em uma discussão sobre Ensino de História muito debatida por historiadores, filósofos e educadores. Autores que falam sobre o lugar do ensino de história, sobre o ensino de história como lugar de “fronteira”, sobre o ensino em história como campo de novas possibilidades e leituras e ainda os que falam de relações, microrrelações e disputas de poder. Essa pesquisa foi realizada através da análise das legislações que fundamentam as políticas educacionais, partindo da esfera nacional até a municipal, buscando entender o processo de construção das propostas curriculares vigentes em Marabá e aplicação de questionários com intenção de investigar e analisar relatos e memórias dos docentes que vivem a realidade da educação no campo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3045936 - KARLA LEANDRO RASCKE
Externo ao Programa - 1805430 - MAURA PEREIRA DOS ANJOS
Interno - 2390301 - REGINALDO CERQUEIRA SOUSA
Notícia cadastrada em: 21/08/2023 14:54
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2024 - UNIFESSPA - sigaa-docker