Banca de DEFESA: ISMAEL DA MOTA OLIVEIRA

DISCENTE: ISMAEL DA MOTA OLIVEIRA
DATA: 30/11/2023

A HISTÓRIA E AS PRÁTICAS CULTURAIS: RESSIGNIFICANDO EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA ALDEIA AKRÃTIKATÊJÊ DA TERRA INDÍGENA MÃE MARIA

Educação Escolar Indígena. História Oral. Ensino de História. Práticas culturais. Povo Akrãtikatêjê.

ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil República

Esta pesquisa foi realizada no período de 2021 a 2023 e teve como objetivo, compreender de que forma a Educação Escolar Indígena tem sido implementada na Escola Estadual Indígena de Ensino Infantil, Fundamental e Médio (EEIEIFM) Rõnõre Kapêre Temejàkrekatê, e como ela tem sido uma norteadora para a manutenção das práticas culturais e da história do povo indígena Akrãtikatêjê. Além disso, buscamos problematizar a Educação Escolar Indígena enquanto espaço de valorização e de reafirmação da identidade do Povo Akrãtikatêjê. A aldeia Akrãtikatêjê está localizada na Terra Indígena Mãe Maria, município de Bom Jesus do Tocantins (PA), mais especificamente no Km 15 da BR 222. Nesta pesquisa mobilizamos um corpus documental constituído por escritos sobre a trajetória do povo Akrãtikatêjê e bibliografias sobre a Educação Escolar Indígena, Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola pesquisada, a legislação escolar indígena no contexto geral e parte da legislação estadual, bem como, relatos orais, produzidos por meio da metodologia da História Oral. Buscamos nesta investigação, perceber os desafios e avanços no tocante à manutenção da história e das práticas culturais no ambiente escolar do povo indígena Akrãtikatêjê e quais têm sido as estratégias adotadas pela comunidade/escola para assegurar a manutenção/fortalecimento da história e da cultural a partir dos componentes curriculares ministrados na escola Ronoré Kapêre Temejàkrekatê.

Presidente - 2391002 - GEOVANNI GOMES CABRAL
Interno - 1017749 - JERONIMO DA SILVA E SILVA