Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CELINA CORRÊA

DISCENTE: ANA CELINA CORRÊA
DATA: 04/12/2023
LOCAL: Sala do NPD

A REPRESENTAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO: estudo das experiências da Escola Indígena Estadual de Ensino Infantil, Fundamental e Médio Tokurykti

Livro Didático. Representação. Terra Mãe Maria. Educação Escolar Indígena.

ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil

A presente pesquisa objetiva analisar a representação dos povos indígenas no livro de história utilizado pelos alunos do Ensino Médio da Escola Indígena Estadual de Ensino Infantil, Fundamental e Médio Tokurykti. Apesar de todo o recente amparo legal, os povos indígenas continuam tendo suas histórias silenciadas, não apenas na oralidade, mas também nos materiais didáticos utilizados nas escolas. No caso das escolas indígenas, a lei sugere a utilização de material didático específico, mas ainda não existe material suficiente nas escolas da Terra Indígena Mãe Maria. Assim é utilizado os mesmos livros das escolas de não indígenas, além do currículo que ainda segue o mesmo da rede estadual. Nesse sentido, queremos entender que indígena está sendo reproduzido nesses materiais didáticos e nas aulas do componente curricular de História e que estratégias pedagógicas estão sendo desenvolvidas para se manter a cultura, a identidade e as relações de pertencimento à comunidade nesse espaço escolar. Para isso, estamos mobilizando como fontes documentais; livros didáticos, leis e normativas acerca da Educação Escolar Indígena, entrevistas, atividades desenvolvidas na escola e fotografias.

Interno - 1017749 - JERONIMO DA SILVA E SILVA
Externo ao Programa - 2390225 - VALERIA MOREIRA COELHO DE MELO