Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ISAQUE SOUZA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISAQUE SOUZA DE OLIVEIRA
DATA: 15/03/2024
HORA: 08:30
LOCAL: Unidade 3- PPGHIST
TÍTULO:

EM BUSCA DO TRABALHADOR BRASILEIRO NOS LIVROS DIDÁTICOS: as representações da identidade de classe nas narrativas didáticas da Primeira República (1889-1930)


PALAVRAS-CHAVES:

Classe. Identidade. Livro Didático


PÁGINAS: 73
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil República
RESUMO:

A presente pesquisa de mestrado em História, intitulada “Em busca do trabalhador brasileiro nos livros didáticos: as representações da identidade de classe nas narrativas didáticas da Primeira República (1889-1930)” estar sendo desenvolvida no Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Sul e Sudeste, no PPGHIST, na linha de pesquisa “Ensino de História, Narrativas e Documentos”. Nela buscamos entender de que forma a classe trabalhadora está sendo representada nos livros didáticos. Nesse sentido, estamos mobilizando como corpus documental os livros do PLND de 2020, precisamente a coleção Araribá Mais História da editora Moderna e a coleção História, Sociedade e Cidadania da editora FTD. Para essa pesquisa, procuramos trazer como recorte o livro do 9º ano do Ensino Fundamental. Nesse eixo investigativo, buscamos compreender como as narrativas didáticas sobre a Primeira República constroem representações sobre a identidade da classe trabalhadora brasileira. Portanto, quando olhamos as narrativas didáticas, nos perguntamos: quem é o ser que está sendo percebido, conhecido e reconhecido como membro da classe trabalhadora? Essa é a interrogação que buscamos analisar com este trabalho em desenvolvimento.  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2391002 - GEOVANNI GOMES CABRAL
Interno - 2244168 - ERINALDO VICENTE CAVALCANTI
Externo à Instituição - FELIPE AUGUSTO DOS SANTOS RIBEIRO
Notícia cadastrada em: 28/02/2024 09:40
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2024 - UNIFESSPA - sigaa-docker