A ESCOLA INDÍGENA TOKURYKTI E O ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO MÉDIO 2018-2023
Terra Mãe Maria. Educação Escolar Indígena. Ensino de História.
A presente pesquisa objetiva analisar as práticas pedagógicas no ensino de História, referente ao ensino médio da Escola Indígena Tokurykti, a qual está localizada na Aldeia Tokurykti, Terra Indígena Mãe Maria, município de Bom Jesus do Tocantins. Buscamos compreender como o ensino de História pode contribuir para uma Educação Escolar Indigena, articulando as experiências vivenciadas da comunidade escolar. Nesse contexto percebe-se as inúmeras contradições entre as legislações específicas e a ausência de um currículo que paute a diversidade desses povos. Tal fato foi percebido na Escola Tokurykti, diante da falta de material didático e da aplicação da legislação voltada para as escolas indígenas. É preciso entender que a Educação Escolar Indígena é um ambiente de ensino diferenciado, bilingue/multilingue, específico e intercultural, mas para efetivar este ensino com qualidade é necessário que a escola funcione em parceria com a comunidade e com a secretaria de eduacação potencilializando esse ensino. Para essa análise foram mobilizadas como fontes documentais materiais didáticos, planos de aula, matriz pedagógica da escola, acervo fotográfico da escola, documentos jurídicos e relatos orais. Este último, foram realizadas entrevistas, com a cacica da comunidade, professores e alunos, por meio da metodologia da História Oral. Ressaltamos nessa investigação que o ensino de história, trabalhado na escola precisa dialogar com as práticas culturais do Tokurykti, precisa seguir uma outra ordem temática, além daquela imposta pelo estado, onde desconsidera a diversidade dos povos e suas práticas culturais.